A- A A+

Foi inaugurado nesta sexta-feira, 15, o segundo Centro de Inovação de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul - um importante passo para ser um dos principais polos de inovação tecnológica no estado, contando com a primeira aceleradora de startups da região. Participaram da solenidade de entrega o governador, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufí Michereff, a presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, e demais autoridades.

jaragua

O Centro de Inovação é um projeto do Governo do Estado para fomentar o desenvolvimento de tecnologias de ponta. Com um investimento de aproximadamente R$ 7,5 milhões, a estrutura de 2.700 m² de área construída será dedicada à incubação e a startups, entre outros tipos de negócios voltados à tecnologia e à inovação.

O primeiro Centro de Inovação está instalado em Lages e foi inaugurado há dois anos. O Governo do Estado pretende instalar mais 12 unidades em municípios de maior concentração de atividade econômica como forma de estimular o empreendedorismo em Santa Catarina, sendo elas em: Chapecó, São Bento do Sul, Joaçaba, Tubarão, Brusque, concórdia, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Rio do Sul.

Para o governador Eduardo Pinho Moreira, Santa Catarina é modelo nesse tipo de ação: “estamos espalhando Centros de Informação. Jaraguá do Sul tem espírito empreendedor reconhecido no mundo. Que este local sirva de polo e incentivador em todo o Estado”.

O secretário Michereff parabenizou a coragem do governador em dar continuidade a instalação dos 13 Centros de Inovação Tecnológica no Estado. “É muito importante esta mudança da base industrial para a base de serviços e tecnologia, pois é quem vai garantir os empregos no futuro; além de esperarmos que deste Centros saiam grandes ideias que proporcionem o desenvolvimento do turismo, cultura e esporte”.

“É uma deferência Jaraguá do Sul ter um Centro de Inovação”, disse a Presidente da Fesporte, professora Natália Lúcia Petry, “o município já é referência em muitas áreas da tecnologia da inovação e este Centro Tecnológico vem proporcionar aos nossos jovens a possibilidade de criar, inovar e distribuir para todo o Estado de Santa Catarina os nossos produtos”, completou.

Além do Centro de Inovação, o Distrito de Inovação vai concentrar outras iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias e de estímulo à inovação como o Centro UP e Instituto Senai de Tecnologia, aproximando também instituições de ensino e o JaraguaTec já instalados no seu entorno.


Os Centros de Inovação

No contexto catarinense, cada Centro de Inovação será uma comunidade que promove cultura inovadora e empreendedora, que conecta pessoas e capacita os agentes de inovação. Além disso, acomoda empreendedores inovadores, profissionais liberais, startups e laboratórios, sempre por tempos limitados. Em seu período de passagem pelo centro, o empreendedor recebe assessoria para desenvolver, prototipar, produzir e comercializar seu produto, processo ou serviço com alto valor agregado. É oferecido espaço físico, infraestrutura tecnológica e um leque de serviços compartilhados para o empreendedor a fim de qualificar, facilitar e acelerar o desenvolvimento de negócios inovadores.

Missão
Ativar o ecossistema de inovação, promover a cultura inovadora e empreendedora e viabilizar negócios inovadores com alto potencial de crescimento para transformar a economia da região.

Metas
– Apoiar o empreendedor de todos os portes em diversos níveis;
– Formar e atrair talentos empreendedores e inovadores;
– Levar ou intensificar a inovação nas empresas locais;
– Apoiar a pesquisa aplicada;
– Atrair empreendimentos e investimentos para a região;
– Gerar cooperação institucional massiva;
– Ser celeiro de novos negócios;
– Auxiliar os agentes na defesa da propriedade intelectual;
– Fomentar a transferência de tecnologia;
– Fomentar a inovação social (negócios sociais, cooperativismo etc..);
– Unir governo, empresas e instituições de ensino em prol da inovação e do desenvolvimento.

 

Foto: Heron Queiroz - Ascom Fesporte

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito