A- A A+

Hoje, 03 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992 - uma data para a reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC (SOL) comemora a data com ações efetivas, a exemplo do Programa de Turismo Acessível - com 13 projetos cadastrados.

Um dos projetos que a SOL desenvolve, segundo a Coordenadora de Projetos de Acessibilidade de Turismo, Cultura e Esporte, Karina F. Paladino, é o Acessibilidade Floripa - que realiza vistoria nos cinemas do Estado: "sugerimos este projeto por acreditarmos na importância de se adaptar e promover cinema de qualidade para todos e todas, em respeito às singularidades de cada pessoa. O grupo foi criado em fevereiro desse ano com o objetivo averiguar as condições de acessibilidade". 
 
Outro projeto integrante é a Vistoria no Museu Etnográfico, em decorrência do relevante papel dos museus como instituições culturais e instrumentos de preservação do patrimônio histórico, além de serem indutores do desenvolvimento do turismo.  
 
Ainda segundo a Coordenadora de Projetos de Acessibilidade de Turismo, Cultura e Esporte, Karina F. Paladino, encontra-se em tramitação o Projeto Acessibilidade Cultural em Edificações Históricas em parceria com a UFSC, FCC e SOL, sendo que há dois projetos pilotos de extensão: Museu Histórico de Santa Catarina e Teatro Álvaro de Carvalho.
 
A SOL também trabalha com uma parceria efetiva no Esporte do Estado, com os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc); que de acordo com o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de SC, Tufi Michreff Neto: "uma ação de respeito àqueles onde o amor ao esporte foi capaz de superar as limitações físicas".
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito