A- A A+

O Conselho Estadual de Esporte se reuniu na última quinta-feira, dia 20, em Pomerode para analisar e escolher os atletas, dirigentes e entidades que receberão o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte em 2008. O prêmio foi instituído

pelo Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, através do decreto nº 1.279 com o objetivo de agraciar os destaques esportivos no ano em cinco modalidades: melhor atleta; atleta-revelação; melhor entidade esportiva, incluindo federação, clube, academia ou escola; melhor técnico esportivo; melhor equipe.

O meia atacante do Avaí, Marquinhos, Bianca Mafra do caratê de Blumenau; Paulo Silas, técnico que levou o Avaí a Série A do Brasileirão, além do Avaí Futebol Clube e a FMD de Blumenau foram os escolhidos. Os atletas e representantes das respectivas entidades receberão o Troféu Guga Kuerten no dia 1º de dezembro, numa cerimônia em Florianópolis, junto com a festa da Comenda do Mérito Esportivo, programada para ser realizada no Cambirela Hotel. A premiação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Fesporte e do Conselho Estadual de Desporto. A primeira parte do processo para a escolha dos agraciados com o Troféu Guga Kuerten foi feita pelo voto popular através da internet. A votação foi realizada do dia 16 de outubro até 16 de novembro. Posteriormente a lista com os três mais bem votados em cada uma das modalidades foi encaminhada ao Conselho Estadual de Desporto, a definição dos vencedores.

A escolha aconteceu na última quinta-feira, na reunião do CED, na cidade de Pomerode, onde se realiza até o dia 29 de novembro os Jogos Abertos de Santa Catarina.

 

 

Melhor Atleta

Marcos Vicente dos Santos, ou Marquinhos, tem 27 anos, e  foi o principal jogador do Leão na campanha que levou o time catarinense de volta a primeira divisão do Campeonato Brasileiro após 29 anos. Com oito gols, o craque avaiano foi o vice-artilheiro do time, ficando atrás somente de Evando.

Marquinhos iniciou sua carreira justamente no Avaí Futebol Clube. Logo transferiu-se para o futebol alemão para atuar no Bayer Leverkusen, passou por grandes clubes do futebol brasileiro como Flamengo, São Paulo e Coritiba.

Em 2008 negou um proposta de se transferir para o Santos, para dar continuidade ao trabalho que vinha fazendo no clube e honrar o compromisso com o seu clube de coração no tão sonhado acesso à  Série A do Brasileirão.

 

Atleta Revelação

Bianca Mafra, 16 anos, é atleta do caratê de Blumenau, nascida na cidade do Vale do Itajaí iniciou sua vida esportiva no Clube Ipiranga, com o técnico Wanderlei. Faixa preta e competindo na categoria juvenil acima de 55kg, Bianca é tricampeã estadual de caratê, campeã Sul-brasileira e brasileira na sua categoria, além de campeã Pan-americana.

No ano de 2008, nos Joguinhos Abertos em Joinville, Bianaca foi destaque da equipe ao vencer a disputa individual e por equipe.

 

Melhor Técnico

Paulo Silas do Prado Pereira, conhecido apenas como Silas, é natural de Campinas (SP) e tem 43 anos. Foi jogador de futebol de 1985 a 2004 e jogou no Brasil, Portugal, Uruguai, Argentina, Japão e Itália. Passando ainda por clubes como São Paulo, Sport Club Internacional, Vasco da Gama, Atlético Paranaense, Rio Branco (SP), Ituano, América (MG), Portuguesa, Internacional de Limeira, Sporting Lisboa, San Lorenzo de Almagro, Central Montevideo, Kashiwa Reysol, Kyoto Purple Sanga, A.C. Cesena, U.C. Sampdoria e Portuguesa Santista.

Com a seleção de base do Brasil ganhou o prêmio Bola de Ouro da Adidas no Mundial sub-20, e com a equipe principal jogou 38 partidas e participou das Copas do Mundo de 1986 e 1990.

Como técnico esteve no Fortaleza Esporte Clube e agora é treinador do Avaí Futebol Clube. No comando do time catarinense realizou até agora 43 jogos, obtendo 23 vitórias, 14 empates e apenas seis derrotas. Foram marcados 87 gols e sofridos 36, com uma média de mais de 2 gols marcados por jogo. Silas está muito prestigiado uma vez que foi sob seu comando que o Leão da Ilha conseguiu se classificar para a Série A do Brasileiro de 2009.

 

 

Melhor Equipe

Avaí Futebol Clube, fundado em 1º de setembro de 1923, o Avaí tem como cores o azul e o branco e seu mascote é um leão, sendo conhecido como o "Leão da Ilha". O Avaí foi o primeiro campeão catarinense (em 1924) e o clube que conquistou mais títulos do Campeonato Catarinense no século XX, treze vezes (1924, 1926, 1927, 1928, 1930, 1942, 1943, 1944, 1945, 1973, 1975, 1988 e 1997). Foi também a primeira equipe catarinense a vencer uma das três divisões do Campeonato Brasileiro, ao conquistar a Série C em 1998.

O Avaí disputou a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro quatros vezes: em 1974, 1976, 1977 e 1979. Desde 1999, o clube disputa a Série B, e as melhores campanhas nessa competição ocorreram em 2001 e 2004, quando o Avaí chegou ao quadrangular final, mas não conseguiu o acesso à primeira divisão. Em 2009, o Avaí disputará a Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em 2008, conquistou o acesso com três rodadas de antecedência, ao vencer o Brasiliense por 1 gol a 0, no estádio da Ressacada, gol de Evando, aos 81 minutos de jogo.

 

Melhor entidade esportiva

Fundação Municipal de Desportos de Blumenau. Criada em 1962 primeiramente como Comissão Municipal de Esportes de Blumenau, foi fundada com o objetivo de estimular a prática do esporte amador no município, organizar competições e coordenar as equipes que representam Blumenau nos Jogos Abertos de Santa Catarina e outros campeonatos.

Em 20 de dezembro de 1989, a antiga CME foi substituída pela Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, com o principal desafio de manter a hegemonia de Blumenau no esporte amador catarinense.

Sob a coordenação da FMD, Blumenau é hoje um municipio vencedor em todas as disputas que participa, são 39 título em 46 edições dos JASC, além de 12 títulos nos Joguinhos, um na Olesc, entre outros. Através de convênios, a FMD tem cerca de 1.300 atletas praticando esportes e defendendo as cores da cidade, além de outros 2.400 (na faixa de 7 a 17 anos) nos projetos de iniciação e 800 vinculados indiretamente em parceria com clubes.

 

Assessoria de Imprensa Fesporte

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito