A- A A+

A classe artística e o meio cultural compareceram em peso na tarde de hoje (30) para prestigiar a cerimônia de entrega da Oficina de Artes - primeiro módulo totalmente reformado do Centro Integrado de Cultura (CIC).

O Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior reafirmou a importância das Oficinas de Arte do CIC, espaço que ele mesmo, quando criança, usufruiu. “Estamos entregando esta parte importante do CIC para que a sociedade possa voltar a usufruir e assim estar mais próximo da cultura. Queremos que as crianças do complexo Maciço do Morro da Cruz voltem a frequentar o local”, afirmou Cesar Souza Junior.

Durante a reabertura do espaço todos os presentes puderam ouvir boa música, assistir às apresentações teatrais, de dança, além de sessão de autógrafos. “Uma grande festa. Santa Catarina está de parabéns este é o primeiro passo para ao recebimento completo de toda a estrutura do CIC, prevista para início do próximo ano”, disse, emocionado, o presidente da FCC.

A primeira agenda confirmada na Oficina de Artes do CIC será voltada aos jornalistas que atuam na Cultura. Trata-se de uma oficina promovida pelo Núcleo Itaú Cultural programada para os dias 2 e 3 de maio. De acordo com a diretoria de Difusão Artística do CIC, outras datas estão sendo agendadas, inclusive uma oficina de percussão para a segunda quinzena de abril, mas a definição dos dias depende ainda da disponibilidade dos organizadores.

A Oficina de Artes é primeiro módulo a ser entregue à comunidade e está totalmente revitalizado e adequado ao ensino contemporâneo das artes plásticas. O próximo módulo abrigará o Museu de Artes de Santa Catarina (MASC), em data ainda a ser definida.
 
HISTÓRIA - As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d'Ávila em 1981, na época diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.

Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva a partir de 1987.
Abrangendo a teoria e a prática, as Oficinas desenvolveram-se em várias modalidades, tais como: Oficina Base, Oficinas Espécie e Oficinas Breve.

O objetivo fundamental das Oficinas é a formação do artista por meio da experimentação e da discussão dos processos artísticos, o que continua sendo válido até o momento.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SOL | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito